Atas mensais – 2001

 

 

01 de dezembro de 2001

A reunião foi realizada no Solar das Andorinhas, com o Pereira explicando o programa básico da reunião, haverá sempre o “PNLOKÊ” que é a oportunidade para que membros do grupo coordenarem uma atividade em PNL.

Em seguida, Sumara e Pereira coordenaram uma atividade de integração. Estreando (muito bem, por sinal) o PNLOKÊ, João Batista e Sirley, dando continuidade ao assunto da última reunião sobre Modelagem (treinamento do Dilts). Permitindo assim, conhecermos uma forma de duplicar recursos. Foi feito a explicação sobre o tema e a orientação para a execução do exercício. Os participantes fizeram o exercício.

Sérgio explora os conhecimentos do grupo sobre Metamodelo, com a proposta de desenvolvermos o poder de nos metamodelar e cita que havíamos aprendido somente a modelar os outros.

Devemos procurar localizar quais são nossos fatores limitantes com perguntas à nós mesmos ( podemos nos olhar diante de um espelho):

  • Quem sou eu?
  • Em que eu acredito?
  • Que capacidades eu tenho?
  • O que este problema tem de bom?
  • O que realmente eu quero aqui?
  • O que ainda é impossível fazer, mas que se fosse feito mudaria significativamente a situação para melhor?
  • O que eu estou disposto à fazer ou à deixar de fazer para mudar esta situação?
  • Como tudo isto pode ajudar as pessoas envolvidas?

Ficou agendada a próxima reunião para o sábado dia 11/01/2002, em local à ser definido e divulgado posteriormente.

A Coordenação do Nean solicita voluntários para o próximo PNLokê e Humberto e Beth se oferecem para passar um exercício sobre Metamodelagem, dando continuidade à palestra do Sérgio. Venerando pede para participar do próximo PLNOKÊ, em fevereiro.

Cássio agradece e reconhece o carinho de todos, desejando um ótimo Natal e um Ano Novo especialmente Bom à todos. Distribui brindes à todos os presentes na reunião.

Com muita alegria e descontração, foi realizado o 1º Amigo Secreto entre Practitioners de Campinas!!!

Grandes conquistas, muitas realizações e muita saúde!! Neste Natal, neste próximo ano e nos próximos e próximos.

Coordenação do NEAN

(Cássio, Pereira, Sumara, João Batista, Fernando Damasceno e Suze)

 

 

20 de outubro de 2001

A reunião iniciou-se às 9:00 horas, com a Suze explicando rapidamente o início do grupo do NEAN, explicando também que o Joaquim, que iniciou os trabalhos, esteve informando a impossibilidade de continuar com o grupo por motivos particulares, desta forma, pretendemos continuar com o grupo de estudos contando com uma maior união e participação dos membros.

João Batista pediu às pessoas que estavam vindo pela 1ª vez que se apresentassem e reforçou a importância da participação de todos.

Pereira fez uma dinâmica para a apresentação pessoal, tornando possível conhecer todos do grupo pelo NOME.

Foi distribuído uma breve pesquisa para o desenvolvimento da missão do grupo de estudos.

Fernando Dalgalarrondo expôs a importância de Dilts para o desenvolvimento da PNL, explica que o trecho do curso que será apresentado em vídeo é referente aos níveis de modelagem.

O vídeo foi apresentado e pudemos ouvir a explicação e assistir a uma demonstração de um exercício sobre o modo de conhecer alguém, utilizando modelagem corporal e integrar seus recursos com os recursos de outra(s) pessoa(s).

Comentários e explicações foram feitas pelo Fernando com a participação do grupo.

Pereira e João Batista sugeriram que fizéssemos a dinâmica assistida na próxima reunião, o que foi prontamente aceito pelo grupo.

Foi informado que a próxima reunião será no dia 01/12/01.

 

 

29 de setembro de 2001

Fernando Dalgalarrondo inicia esclarecendo os propósitos do NEAN (Núcleo de Estudos Avançados em Neurolingüística) aos que estão presentes pela primeira vez. Os novos participantes fazem sua apresentação pessoal. Fernando informa que o tema abordado será comunicação, esclarece que Milton Éricson desenvolveu um trabalho diferente dos outros hipnólogos. Ele analisava a situação pessoal do indivíduo e “via para frente”. O que esta pessoa queria? O que ela está precisando neste momento? Para comentar as atitudes de Milton Éricson, Fernando relembra técnicas como Rapport e destaca a importância de realmente estar presente, sentir o momento e o contexto.

Quando você consegue encarar e localizar a situação problema, você está 90% próximo à solução.

Fernando propõe exercício para que possamos nos tornar presentes no contato com as pessoas. Nos processos de mudança é importante tocar nos três pontos abaixo:

1)    As feridas ( dor, fraquezas )

2)    Os anseios ( objetivos )

3)    Os recursos ( força )

O exercício: Em duplas, sentar frente à frente, sentir a presença um do outro ( olhar nos olhos ). O sujeito fala sobre sua dor, seu anseio e sua força, o programados escuta e “apadrinha” ( escuta normalmente ), depois, trocam-se as posições. Repetir este procedimento de 6 a 8 vezes. Após o exercício, Fernando abre para comentários sobre a experiência e logo em seguida, Expedito apresenta o neurofisiologista Dr. Ricardo Costa.

Dr. Ricardo inicia sua explicação sobre a forma de funcionamento do cérebro e do sistema nervoso central, esclarecendo dúvidas e trazendo muitas informações à todos os presentes.

A palestra transcorreu de forma extremamente didática e agradável, com a participação do grupo.

Expedito agradece Dr. Ricardo e solicita sugestões via email para a próxima reunião.

 

 

11 de agosto de 2001

Suze iniciou, relatando aos novos participantes a idéia geral do NEAN e justificando a ausência do colega Joaquim devido a um imprevisto, neste dia, contamos com apoio do Sérgio e do Expedito.  Expedito colocou que o grupo é feito por nós e expôs que o Sérgio falará sobre mapas e filtros, e que irá expor várias experiências que tem vivenciado. Devemos desenvolver várias idéias de temas, sobre fatos e dificuldades que encontramos no dia a dia para serem trabalhadas nas reuniões, e que desperte o interesse das pessoas em participar.

Sérgio inicia lendo um texto de Madalena Freire, que visa passar a idéia do que é um grupo, segue anexo o texto. Expôs que quando falamos de mapas e filtros, estamos buscando a compreensão de nós mesmos e a consequente compreensão daqueles que convivem conosco. Foi feita uma ótima exposição sobre o tema, com a participação do grupo passando novas informações e esclarecendo duvidas sobre o tema.

Foi sugerido pelos colegas Hugo e Freitas, que a cada reunião estudássemos um tema específico como Meta Modelos de Linguagem, Rapport, etc.

Sérgio confirmou que é exatamente essa a proposta do grupo de estudos, além de ajudarmos uns aos outros nas possíveis dificuldades que apareçam no dia a dia e compartilhar também de nossas conquistas.

Expedito e Sérgio indicaram a participação nos cursos de Joseph O’Connor, a serem realizados dias: 27 e 28 de Setembro: “Liderança e Pensamento Sistêmico” e dias: 29 e 30 de Setembro: “Estratégias avançadas de Criatividade”;

Expedito iniciou relatando que a cada nova experiência, relembra os momentos vividos em seu Practitioner, está cursando faculdade de Fisioterapia e relata que realmente a PNL se encaixa em todos os temas;

Sugeriu a participação de um de seus professores, especialista em neurofisiologia, em alguma de nossas reuniões. Esclareceu que a PNL é estudada independente de outras como psicologia, psiquiatria, etc. Passou a utilizar a modelagem e os níveis neurológicos juntos, obtendo ótimos resultados. Sugere que devemos metamodelar o problema, identificar em que nível neurológico está a limitação e trabalhá-la um nível acima.

Foi solicitado pelo grupo que na próxima reunião o professor Ricardo faça uma palestra.

Finalizou-se com exercício ao grupo, usando a 1ª e a 2ª posição.

 

 

14 de julho de 2001

Conteúdo:

  • Joaquim inicia a reunião com apresentações pessoais, relatou as idéias do grupo e apresentou o estatuto.
  • O objetivo principal será estudar PNL, inicialmente o grupo será chamado de NEAN, mas poderá ser alterado posteriormente.
  • O grupo elegerá o primeiro ministro, que por sua vez, elegerá os conselhos fiscais e diretor, para assessorar o primeiro ministro haverá uma secretária, no momento a Érica.
  • Está sendo criada a associação como uma ONG.
  • Fernando apoiara o nos estudos, apesar do NEAN ser uma organização independente.
  • Existe pontuação para os participantes do NEAN, conforme participação em reuniões e cursos.
  • Foi esclarecido que o grupo é aberto para todos os practitioners, independente do local onde fez o curso ou de seu endereço.

Tópicos:

1)    Desenvolver PNL com estudos mensais;

2)    Usar PNL para fins positivos;

3)    Intercâmbio de experiências;

4)    Aplicação diária da PNL;

5)    Bom senso e ética acima de qualquer técnica.

  • Ainda não existe quantidade determinada de participantes, isto será estudado conforme esse numero for crescendo, acredita-se em grande expansão.
  • Foi estabelecido semestralidade de R$ 60,00 por membro do grupo.
  • O e-mail será muito utilizado como forma de comunicação entre os membros do grupo, portanto, todos devem manter seus e-mails atualizados.
  • Os participante do núcleo, por estatuto inicial, não poderão ter quatro faltas consecutivas sem justificativa, está sendo estudada a participação e membros de outras cidades com comunicação e participação por e-mail.
  • Foi feita apresentação pessoal de cada membro presente, aprovado por unanimidade o colega Joaquim para a junção de primeiro ministro.
  • Fernando segue com trabalhos, esclarecendo que por ser a primeira reunião não foi preparada uma rotina de estudos, optou então por contar algumas estórias (metáforas).
  • Com um sopro as pessoas vem, com um sopro as pessoas vão.
  • Fernando contou então três estórias, relata que o que mais vale para todos nós e a semente que está sendo plantada hoje. Lembre-se que toda semente necessita de cuidados especiais, precisamos trabalhar para que de frutos, todo trabalho bem intencionado nem sempre gera os frutos no tempo que esperamos, e com certeza os frutos aparecem em algum tempo. Acreditamos é que o que importa são os resultados e quando parece que não estão aparecendo relaxamos e eles surgem naturalmente. Um professor ensinou a ele duas coisas: 1) no seu trabalho você pode perceber que 95% dos problemas humanos são relacionados com amor. 2) a causa de 99% dos problemas humanos estão baseados num problema chamado tensão. Então o que você puder fazer para baixar a tensão das pessoas que estão a sua volta vale a pena. O ser humano é maravilhoso só é necessário criar condições para que estas maravilhas fluam.
  • Fernando diz que percebeu que as pequenas tensões são as que necessitam de maior atenção e é fundamental localiza-las , devemos ir eliminando tensões, trabalhar por um relaxamento, ser o que somos, estar a vontade com as pessoas, fez então uma pergunta que deverá ser respondida na próxima reunião:

“Como você pode ajudar o seu inconsciente a ajudar o inconsciente das outras pessoas a ajuda-las?”

  • Fernando Damasceno trouxe um texto: “As borboletas misteriosas da alma” que foi lida e apresentada por datashow a todos os participantes, texto este que explica o funcionamento do sistema nervoso.
  • Após a apresentação, abriu-se um espaço para comentários gerais.
  • Joaquim informa que a próxima reunião será 11/08, e segue com agenda geral: 15/09, 20/10, 10/11, 15/12.

Submit a Comment