25 de novembro de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: CAMURÇA
INTEGRAÇÃO: CAMURÇA FEZ UMA BREVE INTEGRAÇÃO UTILIZANDO AS TÉCNICAS DA 3° GERAÇÃO DA PNL;
1- – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: DR. CID PARONI é Médico, consultor em saúde, escritor, palestrante, com experiência em Homeopatia, Florais do Dr. Bach, Realinhamento Emocional. Master Training Practitioner. Teve sua Formação com inúmeros profissionais de reconhecimento mundial como Robert Dilts, Suzi Smith, Robert Mac Donald, Breadknie Ford, Tim Hallbom, Gerald Epstein, Georges Sinese, entre outros. Faz parte da Comunidade Mundial de Programação Neurolinguística em Saúde. Possui os seguintes livros de sua autoria: “Eu e Deus, uma verdadeira história de amor”, “Magia da Linha do Tempo”, “Você é o remédio”.
TEMA: “Autoanalise, um Encontro Consigo Mesmo”
Dr. Cid iniciou sua palestra com a metáfora O Matrical, falou de algumas experiências pessoais e da importância de aprendermos com tudo oque nos acontece. A Palestra foi um momento de reflexões, balanços de comportamento, um chamado a reavaliarmos as nossas crenças, paradigmas. Falou da Sabedoria Interior e sobre o pensamento inconsciente e que as doenças são alertas para mudarmos o nosso comportamento. Disse que cada doença tem uma origem emocional e cada pessoa precisa entender o seu processo de cura, a nossa mente nos avisa quando estamos criando uma doença e que alguns tratamentos como: Homeopatia. Floral, acupuntura pode ajudar num primeiro momento. Contou sobre vários casos de clientes para ilustrar a relação entre emoção e doença, ex: Criança de 6 anos com taquicardia quando havia trovão, temporal, no seu diagnóstico observou a ausência do pai, e percebeu que a criança estava sentindo a falta da força do pai… Orientou o pai desta criança de como agir e o problema foi resolvido. Falou dos medicamentos e de sua utilização atualmente, deixando as pessoas como se estivessem engessadas, disse que ela segura a doença eliminando os sintomas e não trabalha oque gerou o problema na mente. Também falou que algumas pessoas no processo de doença procuram ajuda e quando isso acontece ele utiliza a técnica do perdão, fazendo um trabalho na linha do tempo e reimprint. Salientou a importância de PNL, das escolhas, quais os motivos e a busca que podemos ter dentro de nossas vidas. Quando temos motivo estamos presente na transformação. Terminou com uma metáfora e solicitou a platéia que não o aplaudissem e sim que eles fizessem uma escolha diferente para a vida delas em silêncio em meditação. Antes do Intervalo, Cássio agradeceu aos presentes e falou de seu sentimento de dever cumprido. Falou que o início do grupo foi em Julho de 2001 e que a arte de reunir pessoas não é fácil e que o Grupo chegou até aqui com a grata participação de pessoas comprometidas. Recordou que o Grupo de Estudos recebeu pessoas renomadas. E através De suas Palestras muitas pessoas receberam insight e solução para os seus problemas. Disse que para o Grupo estar aonde ele esta hoje é porque houve a colaboração de muitas pessoas e para agradecer este momento fez questão de homenagear os membros que fizeram parte da Coordenação: Joaquim, Sumara, Pereira, Suze, João Batista, entregando a eles uma lembrança de agradecimento pela dedicação que tiveram a o Grupo de Estudos enquanto membros da coordenação. Cada membro homenageado passou a sua mensagem.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: FERNANDO DALGALARRONDO é Psicólogo e gestalt-terapeuta especializado em abordagens sistêmicas. Trainer em P.N.L. com formação na Dynamic Learning Center (Califórnia – EUA), Master Hipnotist com Richard Bandler. Ministra cursos no Brasil, Chile, Portugal e Espanha há mais de 25 anos.
TEMA: PNL – “Terceira Geração” – A reflexão
Fernando iniciou a sua Palestra fazendo um relato de como a PNL começou desde os tempos de Bandler e Grinder. Relatou que muitas coisas que estamos vivendo atualmente tiveram suas origens na década de 60 onde havia o Instituto de Esalen, um Centro muito forte de Pesquisas sobre o Comportamento Humano. A década de 60 a 70 foi de grande criação: bioenergética, gestalt, e a aproximação do oriente-ocidente, os gurus hindus, taoísmo, budismo, as artes marciais, etc. e que a junção dessas culturas foram muito importante para os dias de hoje. Deu algumas explicações sobre a gestalt terapia e da importância que ela dá ao aqui e agora e que a sua origem vem do zen budismo salientando a sua contribuição na PNL da terceira geração. Falou da primeira geração da PNL que era bem tecnológica, cognitiva, e só existia o metamodelo, ancoras e rapport. Sómente na década de 80 que começou o estudo das submodalidades, mas ainda faltava algo. Disse que a II geração da PNL teve como mentor Robert Dilts aonde começou os estudos sobre as crenças, níveis neurológicos, houve a compreensão de que somos um sistema e a idéia de ecologia ficou muito forte. E a partir daí surge agora a III geração da PNL também com a grande influência de Dilts, disse que de certo modo a PNL começou a juntar outras idéias para tornar mais atual e evoluir. E o eixo da 3° geração é a importância ao aqui e agora e o poder de estar presente. Também faz parte da terceira geração à Teoria de Campo, que já existe há várias décadas, mas só agora vem obtendo mais consideração e esta sendo incorporada á PNL. Fernando disse que a terceira geração tem haver com a busca da percepção e que estar presente é ter atitude. Também implica na mudança interna e naquilo que estamos transmitindo ás pessoas. Fez uma dinâmica para ilustrar a teoria de Campo e encerrou a sua Palestra com uma metáfora.
ENCERRAMENTO: Cássio fez o encerramento chamando todos os membros da coordenação atual e os coordenadores homenageados e num clima de muita emoção, todos os presentes fizeram uma corrente com as mãos para encerrar o último encontro do Grupo de Estudos de 2006, o encontro terminou com abraços de confraternização.
14 de outubro de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: Francisco Penteado
INTEGRAÇÃO: Manoel
1- – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO:ALEXANDRE BORTOLETTO é Master Trainer em PNL e Hipnose Ericksoniana , formação com Richard Bandler, Steve Andreas, Connirae Andreas, Lara Ewing, Deepak Chopra (USA); Hipnólogo, Musicólogo, Professor Mestre em Arranjo e Composição, Educador, Coach Executivo e de Vida.
TEMA: SUBMODALIDADES
Alexandre iniciou sua Palestra falando da origem da PNL, citou que o tema submodalidades é a maneira como estruturamos nossas experiências. Comparou como se fossem os tijolinhos para a construção dos sistemas representacionais, ou seja, as qualidades básicas da “NEURO”, na PNL. A primeira idéia sobre submodalidades surgiu em 1979 com o objetivo de dar um diferencial na PNL, como Bandler era músico ele começou a perceber as diferenças das diferenças do conteúdo e a primeira submodalidades a ser estudada foi a auditiva através dos tons, timbres… . No final da década de 90 Bandler criou as submodalidades cinestésicas. Explicou como as submodalidades codificam nossa experiência da realidade, da certeza e do tempo e sua importância na nossa experiência é uma intervenção poderosíssima e eficaz para mudanças de significados atribuídos. Falou que toda experiência desperta sensação física e percebendo aonde as sensações começam, caminham ou expandem no nosso corpo, é possível inverter a sensação e anular os efeitos negativos de determinadas emoções, como por ex: falar em público. Alexandre revisou algumas técnicas do Practtitioner como o SWISH, Técnica do Chocolate Godiva, respondeu ás perguntas relacionadas ao tema. No decorrer de sua Palestra ensinou o SWISH cinestésico e fez uma dinâmica em dupla para encerrar.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: ÉDIO JOSÉ KESSLER é psicólogo, filósofo, pós-graduado em terapia do inconsciente, Máster e Treiner em Programação Neurolingüística, Hipnose Eriksoniana, Head trainer em Liderança e estratégia de equipes, psicologia comportamental e cognitiva, diretor da empresa Espaço Crescer em Pouso Alegre-MG.
TEMA: “DINAMICA EMOCIONAL”
Èdio iniciou sua Palestra com a metáfora do Rio. E através dela explicou que temos dentro de nós algo que nos impulsiona a continuar vivendo. E que apesar de qualquer fato que nos aconteça a vida esta dentro de nós alimentada pela nossa respiração. Falou que enquanto respiramos alimentamos nossa vida. Quando mudamos nosso estado emocional mudamos nossa respiração. Falou que o ato da concepção gera um registro base (registro mãe) . Explicou sobre o Núcleo da vida e como surgem as frases registros. Disse que os sentimentos são conseqüência de nossos pensamentos é como nós damos os significados dentro de nós. Não existe sentimento sem fisiologia. Falou que o comportamento é uma manifestação de nossa vida, do nosso interior e que tudo brota de dentro para fora e o homem continua buscando de fora para dentro. Explicou que as frases registros (crenças) que temos é que nos sustentam como se fossem nossas raízes . E que nem sempre correspondem aos nossos pensamentos conscientes de hoje e são uma proteção, uma defesa da vida. E que isso gera um conflito emocional muito forte. Quero algo e não consigo por causa dos medos, tristezas interiores. Começa o conflito da rejeição: “não quero mais sentir isso” e este não querer rejeitado, aumenta o conflito interior. Ele explicou que a dor emocional esta na falta da compreensão das Frases Registros entende-las e reprogramá-las é fundamental para uma vida saudável, além de facilitar no trato com as pessoas que tem as suas dores emocionais uma vez que a avaliamos pelos seus comportamentos (casca das relações humanas).Fez uma belíssima dinâmica para encerrar a sua apresentação.
ENCERRAMENTO: Cássio entregou o certificado para o ÈDIO e o Francisco convidou a coordenação para se apresentar e foram feitos vários agradecimentos.
16 de setembro de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: DR. JOÃO JORGE FERREIRA
INTEGRAÇÃO: JOÃO BATISTA
1- – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: JOSÉ WALDO CAMURÇA é Engenheiro Agrônomo UFC, pós-graduado em Marketing – ESPM, Practitioner ACTIUS. É diretor comercial da Supre Mais Nutrição Animal. Palestrante motivacional, especializado em técnicas de vendas, negociação e mudanças comportamentais.
TEMA: “ÂNCORAS PARA A MELHORIA NOS RELACIONAMENTOS.”
Camurça iniciou sua Palestra dando ênfase a um relaxamento especial onde ensinou as pessoas a se centrarem com foco no momento presente. Iniciou falando dos Estados Emocionais:
– Maneira de ser e sentir.
– Fisiologia, Pensamentos e ações.
Explicou como a PNL favorece nas escolhas emocionais que podemos ter diante de diversas situações. Falou como os Estados são contagiosos e quando melhoramos a nossa fisiologia mudamos a emoção e com isso muitas tarefas se tornam mais fáceis. Fez alguns exercícios para ilustrar a importância da fisiologia e também deu um pequeno questionário para que as pessoas respondessem algumas perguntas e com isso pudessem avaliar seu grau de contentamento em relação à vida atual. Falou didaticamente das diferenças entre estar associado ou dissociado para explicar o exercício das posições perceptivas. Fez uma dinâmica coletiva para as pessoas vivenciarem as posições perceptivas em relacionamentos conflitantes. Explicou que âncoras é qualquer estímulo que evoca um padrão de respostas consistentes em uma pessoa. Falou das âncoras Visuais ex: bandeiras, sorriso, retrato… Auditivas ex: música, canto dos pássaros…. Sinestésicas ex: cheiro, cadeira confortável, sabores etc. De forma bem simples e objetiva falou que para fazer a Ancoragem De Recursos é necessário :
– Evocar um estado de recursos.
– Calibrar estado.
– Ancorar estado
– Testar âncora
– Fazer Ponte ao Futuro
Falou que os Componentes de uma boa Ancoragem são:
– Intensidade do Estado
– Pureza de estado
– Momento certo de ancorar
E por último falou dos seguintes Métodos de Ancoragem:
– Empilhamento
– Encadeamento
– Integração e colapso de âncoras.
Terminou a sua Palestra com uma dinâmica fazendo duplas para realizarem o exercício de Integração de Âncoras.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: DR. ANTONIO ROBERTO OLENSCKI é estudioso com grande experiência no stress, exerce Clínica Geral, com ênfase em Medicina Preventiva, ministra palestras, cursos e workshops sobre stress nutrição para empresas, escolas e associações de classe. Graduado pela Faculdade Federal do Paraná no ano de 1970. Possui Especialização em Nutrologia, Homeopatia e Medicina Biomolecular, Medicina Psicossomática, Neurociências, Imunologia, Endocrinologia, Psicologia, Fitoterapia, Terapia Floral, Filosofia da Ciência, Bioética e outros.
TEMA: “ESTRATÉGIAS PARA UM CÉREBRO SAUDÁVEL
Dr. Olenscki falou que as pesquisas sobre o cérebro intensificaram a partir de 1990. E que hoje temos vários sistemas para estudar problemas relacionados ao cérebro, desde o Raio-X, Eletro Encefalograma, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, até o SPECT ( exame de emissão de fóton único que mede o fluxo sanguíneo e os níveis de atividade do cérebro). Falou da evolução do Raio-X até o SPECT. Enfatizou que a PNL regulariza as ondas cerebrais. Explicou em uma linguagem clara sobre a Anatomia do Cérebro e suas funções como:
- Occipital : Visão , identificação de figuras, palavra escrita.
Cerebelo : Movimentos corporais, coordenação motora, memória geral.
- Parietal – Córtex Interpretativo: Dor, tato, gustação, lógica, matemática.
- Temporal – Memórias de médio, longo prazo e complexas, processamento auditivo, visual, linguagem, música, ritmo, estado emocional.
L.Frontal: Raciocínio, pensamento crítico, decisões, atenção, perseverança, bom senso, organização, habilidade com emoções, intuição, criatividade, habilidade artística. Explicou que a Pineal produz a melatonina e quando escurece é que ela começa a funcionar. Deu uma dissertação sobre a importância do sistema límbico e usou a metáfora que ele é o Maestro da Vida e o ponto de contato entre o corpo e as emoções. Continuou explicando que o Hipocampo é a nossa memória de curto prazo e que a Amígdala é o centro das emoções que esta sempre em contato com o L. Frontal, sendo esta conexão extremamente importante para as nossas relações.
Falou de alguns neurotransmissores como:
– Aceticolina – ( anti- stress)
– Noradrenalina
– Seretonina
– Dopamina
– Ac. Glutâmico – ( substâncias excitantes).
– Gaba – calmante.
– Endorfina
Falou que o cérebro é sensível á:
– Deficiência de energia ( Glicose e O2)
– Ataque de radicais livres
– Substâncias tóxicas ( CO, agrotóxicos, metais pesados, toxinas de agentes infecciosos e outros).
– Subnutrição.
Explicou que o cansaço crônico pode ser proveniente das toxinas da cândida e que esta se instala no intestino e o problema pode ser resolvido com o uso de lactobacilos. Falou que o sono é fundamental para a preservação do cérebro. Deu várias dicas sobre alimentação que deve ser fracionada, variada, rica em integrais e muita água. Fez algumas sugestões que auxiliam tanto na saúde como no bom funcionamento do cérebro como por ex: Ovos, peixes, azeite de oliva, soja, sementes de linhaça, germe de trigo, chá verde, vinho ou suco de uva escuro, castanhas, amêndoas. Terminou enfatizando que a música, o relaxamento, a meditação e uma sexualidade gratificante contribuem para a saúde e equilíbrio do cérebro e do corpo.
ENCERRAMENTO: Manoel entregou o certificado para o Dr.Olenscki.
19 de agosto de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: MARCOS VIOLA
INTEGRAÇÃO: AMAURI ALVES – Teve inicio levando todo o grupo a deslocar-se e através da música usando técnicas de relaxamento.
1- – PALESTRA
APRESENTAÇÃO: Renata M. R. Schnor, Professora, Contadora de Histórias, Máster Practitioner e Trainer em P.N.L. Atualmente cursando o 3º ano de Psicologia.
TEMA: PNL OKÊ: “PENSAMENTO E LINGUAGEM”
Utilizando com base do trabalho:
– Sistemas Representacionais
– Submodalidade
– Filtros Universais da Experiência
Renata iniciou explicando sobre o Desenvolvimento do Pensamento e dizendo que o pensamento e a linguagem têm origens diferentes. Deu exemplo que quando nascemos já temos todo equipamento necessário para o nosso desenvolvimento. Falou sobre fase Pré-verbal até os 2 anos, após inicia a fase do pensamento. Neste momento começa a organizar o mundo exterior, no significado das palavras é que o pensamento e a linguagem se unem. Lembrou que o ser humano se constitui na relação com outro ser humano e com sua cultura. Um processo de fora para dentro. Na PNL baseia-se em como usamos nossos sentidos, ou seja: visual, Cinestésico e auditivo, para construir nosso mapa da realidade. Para ilustrar fez a seguinte citação: Dizem que o que todos procuram é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de vida. Para encerrar nos proporcionou um momento muito gratificante contado uma linda historia. Após terminar foi entregue o certificado para a Renata, pelo Francisco.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO:: José Orlando Nussi, Trainer em PNL, Empresário, escritor. Presidente do Instituto Anjos das Crianças em São Paulo
TEMA: “O PODER DA M E T A F O R A”
A importância das metaforas no cotidiano das pessoas. Ampliando o poder da comunicação, do convencimento e assertividade, através das mensagens subliminares.
OBJETIVOS:
– Identificar as metáforas que estamos usando em nossas vidas.
– Substituir metáforas limitadoras ou problemáticas por metáforas fortalecedoras.
– Substituir um conselho por uma metáfora.
– Incluir metáforas em nossa comunicação
– Apresentação de metáforas para cada tipo de situação.
Nussi através das metáforas foi mostrando com muita maestria o poder desta técnica para a mudança de comportamento e o seu uso na comunicação. No final colocou o CD de metáforas no qual pôde nos entreter. Após sua apresentação convidou o grupo para o lançamento do seu 5 livro da coleção frase, dicas e histórias maravilhosas.
ENCERRAMENTO: Foi entregue ao Orlando o Certificado de Participação pelo Francisco.
29 de julho de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: GEORGE FEKETE
INTEGRAÇÃO: FRANCISCO PENTEADO – A integração teve início com uma música muito alegre para que as pessoas pudessem se descontrair, dançando. Logo após Francisco conduziu o grupo para um relaxamento contou uma metáfora. Francisco fez uma dinâmica que consistia nas pessoas se apresentar e trocar cartões pessoais, uma integração bastante harmoniosa que gerou muita empatia entre os presentes.
1- – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: ROSANGELA AP. BACELLAR SAUAN, é Psicanalista, Master Practitioner em PNL, Terapeuta Floral, Astróloga, Renascimento, regressão. Atua como Palestrante em Antropologia Holística.
TEMA: “Ressignificação / Reenquadramento”
Rosangela iniciou sua palestra explicando que todo comportamento possui uma intenção positiva, mesmo que as pessoas não estejam conscientes. Ensinou como fazer as perguntas chaves:
Resultado – Oque você quer?
Como Como isso é problema?
Possibilidade Oque é possível aqui?
Fracasso Porque fracassei?
Suposições A coisa é assim.
Deu um exemplo sobre parar de fumar…… Para explicar o início da primeira parte da técnica e pediu que as pessoas formassem duplas para vivenciar a dinâmica que consistia em trazer a tona o comportamento que estava incomodando e encontrar a intenção positiva desse comportamento. Explicou que RESSIGINIFICAÇÃO é a maneira pela qual nós percebemos um evento e podemos modificá-lo, dando um novo significado de acordo com nossas crenças, valores, preocupações e gosto. Falou sobre a ressiginificação de contexto e de conteúdo, utilizando vários exemplos. Explicou o restante da técnica Reestruturação em 6 Passos e as duplas voltaram para terminar a dinâmica. Ensinou a entender as emoções, sua importância e como utilizar no processo de autoconhecimento e equilíbrio.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: Professor Ribeiro Sousa é Palestrante, Consultor e Escritor, Especialista em comportamento humano, motivação, liderança e vendas, atua como professor e consultor do Instituto Profissionalizante Eduardo Botelho (IPEB) e Diretor da Empresa Treinamento Eficaz. Formação: Engenheiro de produção, Pós-graduado em gestão de negócios pela PUC-SP. Possui dois livros: “Personalidade do Vendedor de Sucesso” (Editora Viena – 2ª. Edição). “Quem não Arrisca…, É porque não sabe Vender” (Em fase de Lançamento).
TEMA: “ARGUMENTAÇÃO PERSUASIVA”
Professor Ribeiro iniciou sua Palestra com uma dinâmica bem descontraída gerando um clima de bastante harmonia entre os presentes. De forma didática explicou a definição de Argumentação Persuasiva. Explicou oque são falácias e oque é deduzir e induzir em uma argumentação. A Argumentação é a arte de fazer perguntas, uma seqüência de proposições na qual uma delas é a conclusão e as demais são premissas. Falou que oque derrota as pessoas não são os erros eventuais e sim os erros permanentes e a importância da mudança nos dias atuais. Disse que estamos vivendo numa sociedade de excessos: excesso de empresa, excesso de idéias similares, produtos e serviços e o grande diferencial competitivo atualmente são as pessoas e o modo como elas se relacionam. Qualidades das pessoas de sucesso são: 15% conhecimento – 55% Habilidade e 50% atitude e oque manda no Mundo não é oque você sabe e sim oque você aprende e usa. Deu vários exercícios para mostrar como a maioria das pessoas tem a mente condicionada a pensar. Em sua palestra mostrou os vícios de linguagem, ex:
– Não usar palavras no gerúndio – (fazendo, vendo, etc).
– Na condicional (gostaria, queria, poderia etc).
– Evitar falar Muito Obrigado (Usar muito agradecido).
Explicou os seis princípios da Persuasão:
Afeição – As pessoas gostam daqueles que gostam delas.
Reciprocidade – As pessoas pagam com a mesma moeda.
Comprovação Social – As pessoas seguem exemplos semelhantes.
Autoridade – As pessoas se submetem a especialista.
Consistência – As pessoas se prendem a compromissos claros.
Lei da escassez – Oque as pessoas mais querem é aquilo que menos podem ter.
ENCERRAMENTO: Foi entregue o certificado para o professor Ribeiro pelo Manoel e George Fekete encerrou o evento.
24 de junho de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: ROSEMARY
INTEGRAÇÃO: SUELI RODRIGUES
1- – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: DR. JOÃO JORGE FERREIRA é formado em Direito, Administração de Empresas e Comunicação, PRACTITIONER EM PNL. Delegado de Polícia Atualmente no comando do GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) de Campinas. Possui vários cursos nacionais e internacionais na área de segurança, policiamento e relacionamento, entre eles:
- Curso de Planejamento, Globalização e Altos Estudos Estratégicos.
- ESG
- Diversos cursos no FBI, e SWAT/ LAPD (Los Angeles Police Departament).
- Curso de Invasão e Evasão pelo SSO / MOSSAD ( Israel ).
- Negociação (ACADEPOL / MIAMI PD – Miami Police Departament).
- Treinamento sobre polícias comunitárias pelo CANADIAN POLICE COLLEGE / Canadá.
TEMA: “CURA RAPIDA DE FOBIA”
Falou de suas experiências de trabalho voltado á cura e a recuperação das vítimas da violência urbana. Iniciou sua palestra com a definição da palavra Fobia, utilizando alguns tópicos para explicar como é feito o diagnóstico pelo critério norte americano como por ex: Stress pós traumático. Seqüestros relâmpagos, seqüestros com veículos, seqüestros com pedido de resgate, assalto a mão armada, etc… Fez um resumo do curso que ministra para contribuir com dicas e prevenções de como evitar ou agir diante de situações de perigo ou assalto, utilizou os seguintes tópicos seguidos de vários exemplos:
– Elaboração (de um assalto desde a preparação, escolha do alvo até o ataque).
– Prevenção ( Regras de como identificar o comportamento do bandido).
– Explicou das Regras do Marginal ( Ação que utiliza e como escolhe as vítmas).
– Caminhando na Rua ( Cuidados, dicas, prevenção e ação adequada ).
– Estacionamento ( Dicas de segurança e prevenção).
– Dirigindo ( Cuidados para evitar uma abordagem no trânsito).
– Parado no Semáforo ( Cuidados e dicas extraídos de situações reais).
– Durante a abordagem ( Reações a serem adotadas ).
– Dicas ante seqüestros.
Terminou falando que já obteve sucesso na utilização da técnica Cura Rápido de Fobia em dois casos traumáticos e respondeu a várias perguntas.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: GLAUBER ROBSON é Estrategista em Marketing & Vendas, formado em “International Business” pela Hawthorne University EUA, e Master Practitioner em PNL . Teve em sua carreira passagem como executivo em empresas como Aliance Capital Funding (EUA), Novell do Brasil, Word Perfect e Microsoft\TBA entre outras. Autor de vários artigos sobre psicologia em vendas, negociação, comunicação, marketing, PNL e Administração do tempo. Co-autor do livro CAMPEÕES DE VENDAS, juntamente com Donald J. Moine que escreveu o famoso livro “Modernas Técnicas de Persuasão”.
TEMA: “CAMPEÕES DE VENDAS” – Como Construir Relacionamentos e Adquirir Clientes.
A palestra teve como principal objetivo a utilização das técnicas mais eficazes da PNL nas estratégias de vendas e negociações com diversos exemplos de como a linguagem assertiva influencia o pensamento e o comportamento humano. Explicou sobre o comportamento financeiro e deu como exemplo que a maior parte dos gerentes de bancos gerencia dívidas e que o certo seria ensinar as pessoas a administrarem o dinheiro orientando-as. Explicou as formas que podemos utilizar o rapport, comunicação verbal e não verbal, espelhamento. Falou da motivação sem preparação como o início da decepção e frustração, da importância do vendedor entrar em contato com o estado emocional e até mesmo conhecer as crenças do cliente para que sejam atendidas ás suas necessidades. Deu várias dicas importantes de como ter sucesso em vendas, ex:
- Importância de elaborar a análise de necessidades da empresa.
- Identificação dos clientes que precisam de seu produto.
- Verificação se o seu cliente percebe o valor dos seus produtos.
- Se o seu cliente acredita que seu produto vai satisfazer as necessidades dele.
- Conhecer as objeções do cliente.
- A importância da utilização das palavras sensoriais e metáforas, etc.
Explicou que as três principais causas de não vender mais são:
– O produto não é bom o suficiente.
– Seus serviços estão ruins.
– Suas palavras não são boas o suficiente.
Deu vários exemplos através de seu livro da importância de se dar pelo menos 20 respostas para cada objeção do cliente. Deu vários exemplos práticos e respondeu a várias perguntas.
ENCERRAMENTO: Orlando da coordenação entregou o certificado para Glauber Robson, que depois foi autografar os livros vendidos. Manoel fez o encerramento agradecendo os participantes. Foi neste encontro entregue aos presentes um questionário para a pesquisa de opinião efetuada pela empresa Pró Exitus, com objetivo de aprimorar o Grupo de Estudos os mesmos foram entregues no final do evento.
13 de maio de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: Sueli
INTEGRAÇÃO: João Batista fez a integração com dinâmica do pêndulo.
1- – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: BETE GIUZIO é Professora de Língua Portuguesa do Ensino Público Fundamental e Médio, Pedagoga (especialista em Orientação Educacional e Administração Escolar), Master Practitioner, Trainer em Programação Neurolingüística, Liderança e Pensamento Sistêmico, Leitura Fotográfica, Hipnose, Metáforas e Histórias, Hipnose Ericksoniana.
TEMA: RESSIGNIFICAÇÃO
Para explicar a Ressignificação a Palestrante falou de suas experiências pessoais e profissionais. Falou da busca do ser humano pelo significado, das influências que a cultura, criação e crenças e como elas interferem no sentido que damos aos acontecimentos no decorrer de nossa vida. Ressaltou a importância do autoconhecimento como base para que possamos ressignificar adequadamente os fatos que nos acontece. Utilizou de várias metáforas, da necessidade de abrir mão de tudo que é velho e ultrapassado, tanto em objetos como em formas de pensar para que o novo possa vir e da importância de se ter um planejamento bem definido.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: CARLOS MUSSATO é Grafólogo, Psicanalista, Grupoterapeuta. Mestrado em administração de RH, Escritor. Consultor de treinamento especializado em SGQ, comunicação, avaliação de performance e Practitioner em Programação Neurolinguística.
TEMA: “EGOGRAMA” – Entendendo seu Id, Ego e Superego.
Carlos iniciou a sua palestra com a dinâmica do Pêndulo para explicar teoricamente o Id, Ego e Superego. Falou que o ser humano nasce trazendo uma herança genética. Explicou que a fase mais crítica do ser Humano é de 0 a 7 anos onde muitos traumas e neuroses se instalam e definem o comportamento humano. Exemplificou que o que a mãe sente no primeiro momento ao saber que esta grávida fica gravado na criança e muitas atitudes como também sentimentos são explicados através dessa teoria. Ex: Mãe que diz como vou sustentar mais uma criança, normalmente o filho é muito solicito e tenta o tempo todo agradar, que a maior parte dos claustrofóbico tem origem no fato da mãe ter escondido a gravidez, etc… Explicou as prováveis causas da homossexualidade. Falou das fases: Oral, Anal e Fálica e a importância de cada uma delas. Falou das patologias geradas pela não aceitação da gravidez inesperada.
ENCERRAMENTO: Cássio fez o encerramento, apresentando os novos integrantes da coordenação Malú, Paola e Orlando.
08 de abril de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: AGUIMAR
INTEGRAÇÃO: JOSÉ CAMURÇA
1- – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: Marcos Tonin é consultor de desenvolvimento pessoal e profissional da Crescimentum, especialista em treinamentos comportamentais na área de Gestão de Vendas, Relacionamento ao Cliente, CRM Negociação, Liderança, Como fazer Apresentações Espetaculares e Atendimento. Técnico Publicitário com Graduação em Relações Públicas pela PUC-Campinas e Extensão em CRM pela UNICAMP. Coaching Integrado pelo ICI – Integrated Coaching Institute. Master Practitioner e Trainer em Programação Neurolingüística, Essência e Transformação e Emotologia. Foi palestrante do Círculo de palestras empresariais da FOCO Eventos em 2005.
TEMA:PNL OKÊ: “O PRACTITIONER COMO BASE DE MUDANÇAS (Apresentação do Case Claro/2005)
Marcos falou de sua experiência pessoal através de um treinamento que aceitou como um desafio pela empresa Claro /S.A. Falou como as técnicas da Programação Neurolinguística contribuíram e levaram uma equipe despreparada e com a rentabilidade zero em oito meses de treinamento superassem as expectativas de faturamento. Estimulou o planejamento, organização, trabalho em equipe, relacionamento interpessoal através das várias ferramentas da PNL: metáforas, rapport, posições perceptivas, calibração, TOTS, meta objetivo, ponte ao futuro, círculo de excelência e muitas outras. Deu vários exemplos de quando e como utilizou essas técnicas através de exemplos e como elas contribuíram para melhorar o relacionamento entre as equipes. Explicou de forma simples e clara como conseguiu uma maior interação entre as áreas envolvidas no processo. No decorrer da palestra passou um filme de como foi o treinamento e os vários processos que a equipe vivenciou.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: José Trevisan, é Psicólogo clínico, escolar e organizacional CRP 06/16442; Professor universitário; RH e estratégias de gestão; Trabalhou por 30 anos na área de Recursos Humanos; Congressista ASTD/USA 1996/97 Honered member, missão brasileira Suécia 1999; Estágio Alemanha e Espanha em 1988; Practitioner, EMDR, pelo American Instituto Francine Shapiro Ph.D.; Hipnose Ericksoniana & Traumas, pela ACT: Accredited Certified Training for Trauma Treatment; (Stephen Paul Adler, Ph.D; An Ericksonian Approacht to Training and Working With Groups, pelo The Milton H. Erickson Foundation, INC. (Jeffrey K. Zeig Ph.D. Escreve para o Jornal Expressão Popular semanalmente.
TEMA: “TRAUMAS E FERIDAS MORTAIS (Transtornos de Stress pós traumático”
A palestra de Trevisan foi muito enriquecedora, onde ele utilizou uma linguagem simples e objetiva para explicar o trauma e como ele se organiza na mente/cérebro e suas conseqüências. Explicou as diferenças entre o consciente e inconsciente, hemisfério cerebrais, traumas infantis, trauma intra-uterino, traumas de seqüestros relâmpagos e de longa duração, traumas no aborto espontâneo e provocado, dos abusos sexuais e dos vários sentimentos que afloram após a experiência traumática como por ex: sentimento de culpa, não valorização, etc. Utilizou vários exemplos das vivências em seus treinamentos e consultório que enriqueceram os temas abordados em sua palestra. Falou dos sentimentos básicos: Mêdo, alegria, raiva, tristeza, afeto e suas diferentes funções. Explicou as diferenças do ser real e do ser camuflado e que as pessoas não sabem das coisas de seu passado que afetam o momento atual. Falou dos fatores geradores da depressão e noções de EMDR suas aplicações em trabalhos com morte, acidentes de trabalho, luto patológico, ansiedade, etc…. Explicou como o corpo responde aos nossos pensamentos. Evidenciou que o processo de equilíbrio acontece através do processo terapico, LT, escolha de uma profissão, casamento, meditação e relaxamento.
ENCERRAMENTO: Tivemos a participação especial de Renata Schnor (CONTADORA DE HISTORIAS) que nos agraciou com um linda História como uma singela homenagem ao 50° aniverssário do grupo de Estudos .
22 de fevererio de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: ISACK
INTEGRAÇÃO: LUCELI – Fez à dinâmica do autografo. Tendo como objetivo em mostrar as diferenças entre as pessoas. Terminando em ressaltar uma das principais pressuposições básicas da P.N.L.:
1- – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: Rita de Cássia Duarte Silveira, formada em Història pela USP, Master Practitioner em Programação Neurolinguística pela Actius, formação básica em Emotologia pela Cidade do Cérebro e Academia de Líderes e Treinadores na Matrix University Brasil. Photoreading, Hipnose e Auto-Hipinose, Essência e Transformação. Atua como terapeuta holística.
Tema: PONTE AO FUTURO: VIVENCIANDO PREVIAMENTE UMA SITUAÇÃO
Rita desenvolveu a importância desta técnica para trabalhar com estabelecimento de objetivos, vivenciando uma situação previamente estabelecida. A importância da criação de quadros mentais, quando se utilizar da técnica. Fez ainda alguns exercícios de concentração e projetou o filme: what the bleep, do we know.
Intervalo para o Coffee Break
2 – PALESTRA:
APRESENTAÇÃO: MARINA BUENO: Advogada, Professora e especialista em Programação Neuroliguística. Iniciou-se no assunto na Inglaterra, onde teve Jane Raveli como Instrutora e Trainer e Master practitioner em PNL. Bacharel em Língua e Literatura inglesa pela USP. Aplica as técnicas de PNL em programas voltados a capacitação Profissional de Educadores à implementação de novos negócios e a conquista de uma melhor qualidade de vida. Ministra palestras e cursos relacionados à divulgação das técnicas de PNL, além de desenvolver treinamentos para empresas entidades educacionais esportivas. Aperfeiçoamentos importantes, dentre quais destacamos: Seminario Ericksonian Hipnosis and the Generative Self, ministrado por Stephen Gilligan.
TEMA: PENSAMENTO NEUROLÍNGUISTICO EM LINGUAS ESTRANGEIRAS
Marina demonstrou como o uso das técnicas de P.N.L. pode ser aplicado no ensino de línguas estrangeiras. Partindo do pressuposto básico: se alguém pode aprender algo, é possível para qualquer pessoa aprender. Demonstrou através da linguagem verbal como aprendemos, porque aprendemos, onde e quando. Ainda foi nos informado porque não aprendemos. Em seguida foi feito uma demonstração de uma aula prática de inglês usando como recurso a música.
ENCERRAMENTO: O grupo de coordenação foi a frente entregou os certificados aos palestrantes e apresentou os novos integrantes da equipe de coordenação,:Luceli, Francisco, Roseli. Ficou acordado que a próxima reunião do grupo será dia 18/03/2006. Neste mesmo hotel.
21 de janeiro de 2006
MESTRE DE CERIMÔNIA: Francisco Penteado
INTEGRAÇÃO: Eliana Andrade – Fez a Integração com a história de Pedro. Após convidou os participantes as fazerem um exercício em dupla onde cada um tocava o rosto do outro até abrirem um sorriso e com essa emoção todos passaram a cumprimentar os outros colegas.
1–PALESTRA:
TEMA: T.O.T.S
João Luiz explicou de forma clara e bastante animada os passos mínimos necessários para qualquer conduta eficaz. Explicou que essa técnica se baseia na pressuposição de que nosso sistema funciona por objetivos, conscientes ou inconscientes. E para que possamos formular nossos objetivos é necessário que os determinemos de modo consciente. Ensinou aos presentes como estabelecer objetivos e como revê-los evitando assim que a pessoa perca o foco. Terminou com um exercício para as pessoas treinarem o que aprenderam na palestra.
APRESENTAÇÃO: João Luiz Servelhere é formado em Filosofia Pura e em Direito, Pós-Graduado em Programação Neurolingüística, Especializado em Análise Transacional, Practitioner, Master-Practitioner e Master-trainer em Programação Neurolingüística, com especialização em Programação Neurolingüística Bem-estar e Saúde com Robert Dilts, Tim Hallbom, Suzi Smith & Western States Treaining Associates NLP of Utah, Associado à World Health Community, treinado pessoalmente em Hipnose por Stephen Gilligan, Ph.D, Coach Pessoal e Gerencial – treinado pessoalmente por Rhandy Di Stéfano e certificado internacionalmente por ICI – Integrated Coaching Instiitute.
2 – PALESTRA:
TEMA: “MARKETING PESSOAL”
Márcia explicou como as ferramentas do Marketing Pessoal auxiliam no desenvolvimento do potencial humano. Explicou que o grande desafio e sucesso da humanidade estão nas relações humanas, na capacidade individual de atrair e manter relacionamentos pessoais e profissionais de forma permanente. Ensinou como melhorar a nossa imagem, desenvolvendo importantes habilidades de percepção no convívio social e profissional, liderança, auto-estima e carisma. No decorrer da Palestra ela citou várias experiências pessoais e profissionais que contribuíram para enriquecer ainda mais sua palestra.
APRESENTAÇÃO: Márcia Pinto Lima é Turismóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Especialista em Administração de Empresas. Mestre em planejamento Turístico Municipal. Atualmente Secretaria Municipal de Cultura Turismo e Desenvolvimento Econômico. Secretaria das Relações Institucionais do Consórcio do Circuito das Águas Paulista. Coordenadora do Curso de Turismo da Faculdade de Jaguariúna. Ministra treinamento em gestão administrativa, aulas e cursos na área de empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e relações humanas.
ENCERRAMENTO: Os membros da coordenação foram á frente, e a Eliana entrega o certificado em nome da coordenação do Grupo de Estudos a Palestrante.